sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)


O profissional dever ter capacidade de identificar o desenvolvimento de cada aluno. É necessário que o professor saiba compreender os diferentes problemas dos alunos , problemas estes vivenciados por eles em seu cotidiano, dentro de casa, na rua no trabalho, como: preconceitos, vergonha ao retomar os estudos, criticas dentre outros.
O professor deve reconhecer, compreender e respeitar as diferentes culturas, classes, raças, tratando todos com igualdade.

Planejamento

Planejamento é o processo que visa dar respostas, estabelecendo fins e meios que apontem para sua resolução, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro, mas considerando as condições do presente, as experiências do passado e os diferentes aspectos da realidade. Planejamento é a determinação de um conjunto de procedimento, de ações, visando a realização de determinado projeto.
Para um professor comprometido com seu trabalho ele deve planejar as suas aulas de modo, a saber, como ele vai agir no dia a dia de sua prática pedagógica.
O professor precisa primeiramente buscar os objetivos principais de se dar uma aula, ele dever se perguntar :
  • O que ensinar os alunos;
  • Quais os conteúdos levar para sala de aula; 
  • Como ensinar os alunos;
  • Quais as melhores técnicas para se ensinar os alunos;
O professor comprometido pensa em todo esse processo depois de conseguir analisar cada turma a ser trabalhada de modo diferente, de acordo com o perfil de cada aluno e suas necessidades a serem trabalhadas

Ao planejar suas aulas o professor deve tomar um cuidado com os seus objetivos, pois estes dever ser claros, de modo que não deixem duvidas, que tanto o professor quanto o aluno compreendam-no da mesma maneira, com uma linguagem simples  e de fácil compreensão.
Ele dever ter escolhas viáveis de possíveis realizações, respeitando tanto a capacidade de realização e interesse da escola quanto dos alunos. Seus objetivos devem ser apontados como uma ação que envolve atividades a serem realizadas ou comportamentos a serem demonstrados e por fim seus objetivos devem ser avaliados de modo que permitam reconhecer o avanço dos alunos no domínio deles.
Os profissionais que trocam seu planejamento pelo livro didático acabam se tornando simples administradores do livro escolhido, pois deixam de planejar seu trabalho a partir da realidade de seu aluno, para seguir o que o autor do livro achou mais adequado, logo estes abandonam o seu lugar de sujeito da prática docente e passam a se preocupar apenas com as paginas que já foram vencidas e as que terão que percorrer até o fim do ano.
Conteúdos
Alguns critérios devem ser levados em conta ao escolher os conteúdos dos alunos do ensino do EJA :
·          Devem ser importantes e significativos de forma que os alunos consigam relacionar sua realidade vivida com o conteúdo aplicado;
·          Devem ser conteúdos que o professor consiga relacionar com a história de vida, experiências e motivações vivenciadas pelos alunos;
·          Os conteúdos aplicados devem permitir que o aluno consiga refletir sobre ele de maneira que ele consiga associar, comparar, compreender organizar e criticar e avaliar os próprios conteúdos.
·          Devem ser conteúdos flexíveis que podem sofrer modificações, adaptações de forma a buscar o enriquecimento da aula;
·          Devem considerar os contextos sociais, culturais e socioeconômicos do aluno;
·          Devem ser conteúdos dentro das limitações de tempo e recursos oferecidos pela escola;

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