sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CONSTRUINDO BAFÔMETRO CASEIRO PARA DETERMINAÇÃO DO TEOR ALCOÓLICO



Em 1954, o Dr. Robert Borkenstein, então professor na Universidade de Bloomington, inventou o bafômetro, um aparelho que permite checar os níveis de álcool por meio da análise do ar exalado pelos pulmões, onde tal aparelho utiliza a oxidação química e fotometria para determinar a concentração de álcool no sangue. A invenção do bafômetro é a aplicação da lei dotado de um teste não invasivo proporcionando resultados imediatos para determinar se um indivíduo está com concentração de álcool na respiração, no momento do teste. 


Materiais utilizados
·         Tabletes de giz escolar;
·         Algodão;
·         Balões de aniversários;
·         Pinça;
·         Rolha;
·         Vidro Relógio;
·         Pipeta de 5 mL;
·         Pedaços de tubos transparentes (aproximadamente 10 cm);
·         Solução Ácida de Dicromato de Potássio;
·         Diferentes Bebidas Alcoólicas.  

Obs: Foram escolhidas para este experimento vinho, licor e cachaça.   


Modo de Preparo da Solução Ácida de Dicromato de Potássio:
Adicione 40 mL de água deionizada em um béquer posteriormente adicione lentamente 10 mL de ácido sulfúrico comercial concentrado e 1g de dicromato de potássio. Agite a solução até que a mesma fique completamente homogênea.

 
PROCEDIMENTOS:
Pegue a rolha e coloque-a em uma das extremidades do tubo, em seguida coloque uma pequena quantidade de algodão (cerca de ¼ do tubo) de modo que este fique compactado à rolha. 


Em seguida, quebre o giz em pequenos pedaços evitando que o pó do giz se misture aos fragmentos. Coloque os pedaços do giz em um vidro de relógio e a seguir molhe-os com a solução com a solução de dicromato de maneira que eles fiquem úmidos, mas não encharcados.


Com o auxílio da pinça coloque os pedaços de giz no tubo.


Adicione 1 mL de vinho em um dos balões repetindo mesmo procedimento com as demais bebidas, deixando um  dos balões sem bebida.



Encha os balões com mesma quantidade de ar, depois coloque os balões em seus respectivos tubos. Solte o ar vagarosamente destampando a rolha. Compare a alteração da cor dos diferentes tubos.


Conclusão:

Ao final do experimento pode-se observar que o balão que continha a cachaça obteve o maior teor alcoólico medido qualitativamente seguido do licor e do vinho.








5 comentários:

  1. mas, qual é a reação química que acontece para que o dicromato de potássio mude de cor ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mudança de cor é devido a reação de oxidação do etanol a aldeído.
      Equação completa.
      K2Cr2O7(aq) + 4H2SO4(aq) + 3CH3CH2OH(g)  Cr2(SO4)3(aq) + 7H2O(l) + 3CH3CHO(g) + K2SO4(aq)

      Excluir
  2. esse experimento é muito interessante desperta muita curiosidades dos alunos a respeito do bafómetro, faço ele sempre em escolas que apresento um projeto de extensão do meu curso.

    ResponderExcluir
  3. Como consigo os reagentes para reproduzir o experimento?

    ResponderExcluir