segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO BÁSICO


O interesse sobre a história da ciência tem se intensificado nos últimos anos, levando a formação de novos grupos de estudantes em busca de conhecimentos e referências que abordem o uso da historia da ciência em diversos conteúdos do ensino de ciências, advindo de épocas passadas aos dias atuais.
  A busca por esse conhecimento e entendimento de como perpetuou e desenvolveu a ciência durante esse longo período aos dias de hoje permite entendermos a interação entre a ciência do século XXI, o surgimento da tecnologia e o desenvolvimento e atuação da sociedade hoje.
A ciência hoje com suas inúmeras descobertas e aprimoramentos tecnológicos vem sendo aplicada e utilizada, porém sua história de existência acaba desconhecida pelo homem, este muitas das vezes não demonstra interesse nenhum sobre o surgimento e o processo transcorrido por ela para alcançar tal grau de aprimoramento, atuação e melhoria da qualidade de vida da sociedade.
É de suma importância que os estudantes hoje conheçam a historia da ciência, pois é através da educação que os indivíduos passam a ter um conhecimento da historia dos benefícios alcançados e seus principais inventores, pois o aluno passa a ter um conhecimento mais amplo, uma opinião mais crítica de modo a compreender que a ciência não é uma simples técnica, ela advêm de um processo de inúmeras transformações e culturas.
 Os livros didáticos antigos procuravam abordar algo mais prático e resumido, privando ao aluno de conhecimentos e ensinamentos históricos e ensinando-os apenas a memorizar conceitos e formulas, ou seja, eles traziam com sigo “receitas” já prontas privando aos alunos de instigar sua vontade de conhecimento e descobertas científicas, levando-os a não compreenderem que a ciência é algo mais profundo e desafiador.
Nos últimos anos a educação sofreu uma serie de mudanças devido à chegada das maquinas que ocorreu no século XVIII com a revolução industrial, assim ocorreu uma serie de mudanças e priorização dos ensinos médios de modo a capacitar esses alunos a dominarem a utilização das maquinas.
Na década de 90 o ensino passa por uma nova perspectiva, dando um pouco mais de prioridade não apenas na dominação do conteúdo como a importância na formação do individuo.
A inserção da historia da ciência nos currículos e grades escolares, se tornou de suma importância, pois está visa não apenas a contribuir ao aprendizado técnico e prático do aluno, mas também prioriza e abre oportunidades para que ele tenha um conhecimento mais amplo, contribuindo para o aprimoramento cultural.
A historia da ciência se torna de certa forma motivadora, de maneira a estigar aos alunos a ir em busca de novos conhecimentos teóricos a conhecerem realidades que não sejam apenas a prática, pois é a partir do conhecimento da historia que conseguimos compreender as ciências exatas.
A ciência é vista pela sociedade como solucionadora de todos os seus problemas, pois é algo prático, rápido, mas esta oculta à realidade de como foi conduzida tais pesquisas e dificuldades encontradas.
Desta forma é muito importante que o aluno conheça a historia dos acontecimentos e processos que a ciência passou durante séculos, não apenas como mais um conteúdo aplicado em sala de aula, mais de forma a incentivar-los a conhecer uma realidade diferente que os cientistas vivenciaram até chegarem a tais descobertas, e visando assim a formação de futuros cidadãos.

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