segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PCNs E O ENSINO BÁSICO

Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) para o ensino médio foi elaborado para que o professor possa compreender melhor as medidas e normas adotadas pela escola, ele é elaborado a partir de discussões desde o sistema Estadual de Educação juntamente com toda a comissão técnica escolar. Além dos PCNs para o ensino médio foram criados diversos tipos de programas que contribuem para apoiar o trabalho pedagógico e científico.
Os desafios da educação é inserir o jovem na sociedade através da aprendizagem e descobertas de novos saberes, e esse tem sido o principal foco na criação dos PCNs que foi criado para auxiliar o professor na escola.
Essa educação elaborada como medidas auxiliares para os professores são abordas no novo currículo como sendo uma educação pensada de forma coletiva, uma construção de um novo currículo com valores históricos e sociais, e questões que impõe a necessidade de construir procedimentos envolvidos na produção de novos conhecimentos.
Os PCNs para o ensino médio é dividido em quatro partes:
·         Bases legais;
·         Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
·          Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias;
·         Ciências Humanas e suas Tecnologias.

As bases legais explicam como é constituído o novo ensino médio, como será trabalhada a educação, as novas tecnologias, a organização do novo currículo após passar por novas reformas, e a formação das Diretrizes e Bases para a Educação Nacional e para o Ensino Médio.
As Linguagens, Códigos e suas Tecnologias abrangem os conteúdos de: Língua portuguesa, Línguas Estrangeiras, as Artes incluindo o uso da literatura e a informática, tudo isso como proposta de inserção ou inclusão do jovem no meio social letrado e simbólico.
Os Conhecimentos de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias abordam: Biologia, Física, Química e Matemática onde segundo os PCNs, são ciências que tem como investigação da natureza e de desenvolvimentos tecnológicos.
As Ciências Humanas e suas Tecnologias abrangem: História e Geografia englobando também questões filosóficas.
Abordaremos a seguir questões mais voltadas a conhecimentos de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, como devem ser trabalhadas em sala de aula após as reformas feitas no novo currículo, com novas propostas interdisciplinares e trans-disciplinares impostas como um desafio a ser cumpridos pela educação hoje.
Hoje em dia ainda se encontram inúmeras escolas que preferem adotar parâmetros que contemplam os PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), eles acreditam que é nessa fase do ensino médio que o aluno consegue atingir uma maturidade intelectual e compreensão de suas responsabilidades e direitos e melhor compreender o conteúdo ensinado pelo professor.
É Importante que o professor consiga trazer para a sala de aula temas da atualidade de modo a trabalhar com a interdisciplinaridade e com temas transversais entre os diversos conteúdos assim como proposto na nova organização do currículo.
Esses eixos transversais e interdisciplinares só acontecem quando o professor consegue levar a realidade vivenciada pelo aluno fora da sala de aula e consegue correlacionar esta realidade com o conteúdo aplicado por ele, ou quando há dialogo entre as diferentes disciplinas como objeto de estudo focado no contexto real e vivenciado pelos alunos cotidianamente.
Nos dias de hoje ainda encontramos escolas que priorizam apenas a aplicação de conteúdos, ou seja, apenas transmissão por parte do professor e recepção por parte do aluno considerando assim um saber raso onde apenas o professor é o detentor do saber.
Outro ponto a ser trabalhado é a idéia de que a escola é classificada em termos de qualidade devido aos destaques em exames de vestibulares, do Enem, sem se observar a qualidade dos exames nem das respostas elaboradas pelos estudantes, ou seja, a qualidade é medida em termos de aprovações.
A educação hoje exige que o aluno tome posições sobre suas respostas, resolva exercícios reflexivos envolvidos com a sua realidade vivida diferentemente da educação vivida há tempos passados onde o aluno apenas recebia o conteúdo de forma a se preparar para vestibulares ou exames que o ajudavam apenas resolver questões que contribuía para a entrada em cursos superiores.
O individuo tem que ser formado um ser pensante de modo, a saber agir, compreender e a viver na sociedade de forma reflexiva e ativa, viver em conjunto ajudando e contribuindo com os demais na realização de tarefas cooperativas, pois hoje se entende que o aluno não está preparado a correlacionar questões aplicadas nos diversos conteúdos com as vividas por ele em seu meio cultural, social, científico e tecnológico.
O conteúdo de química, por exemplo, em sala de aula tem sido trabalhado de forma isolada, dificultando a compreensão dos alunos e prejudicando assim a formação básica de jovens e adultos que acabem trabalhando como se fosse apenas uma matéria “conteudista” sem relação com o meio em que vivemos, há assim a necessidade de uma construção de uma nova visão desfragmentada para que o indivíduo aprenda a relacionar o conteúdo com o seu dia-a-dia.
A Educação química tem contribuído de diversas formas para o aprimoramento do seu conteúdo através da divulgação de resultados de pesquisas feitas por pesquisadores e publicadas em revistas como a Química Nova na Escola, através de congressos e encontros regionais e nacionais como a SBQ (Sociedade Brasileira de Química), voltada tanto a alunos de licenciatura quanto aos professores.
Compreendemos assim que o objetivo geral de toda essa essência em estimular a compreensão do ensino em química é de certa forma uma maneira da buscar a valorização na qualidade cultural e essencial humana de forma que o individuo consiga compreender que tal conteúdo não é apenas uma matéria curricular.
O estudo da química pode ser trabalhado de diversas formas pelo professor em sala de aula, este precisa saber correlacioná
É importante que ele saiba repassar onde e como podemos encontrar a química em nossas tarefas diárias, nos produtos que utilizamos todos os dias, em nossos alimentos, dentre outros diversos produtos que são encontrados em nossas vidas.
Compreende-se a importância de se trabalhar com os alunos o conteúdo de química de forma interdisciplinar, com eixos centrais interativos, com meios demonstrativos e experimentais sempre procurando correlacionar o ensino com o cotidiano e realidade reais vividas pelo aluno.



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