segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS DIAS ATUAIS


               Quando tratamos sobre o tema “Equilíbrio ambiental” desenvolvemos uma discussão bastante controversa e polêmica, pois a ciência vem produzindo diversos meios de conservação ambiental que podem colaborar para uma relação mais harmônica entre homem e natureza.

Para que haja uma compreensão dos problemas ecológicos e ambientais, é necessário apreender de forma totalitária as principais causas que levaram as transformações e ameaças ambientais. A partir deste ponto a educação é de fundamental papel na compreensão e formação do indivíduo contribuindo para o conhecimento e informação dos problemas ecológicos de de forma coletiva.
Devido aos grandes problemas decorrentes da degradação ambiental, poluição, problemas globais, que afetam o meio ambiente, é de grande importância e necessidade repensar essa relação homem e natureza. A partir disto é preciso que o homem tome consciência dos problemas ambientais e compreenda que os recursos naturais são finitos e que devemos conservar e preservar garantindo qualidade de vida a futuras gerações.
O problema ambiental não se restringe apenas a jogar lixos nas ruas, esses problemas podem atingir diversos aspectos relacionados à natureza e ao homem como os problemas econômicos, culturais, políticos, sociais, etc., logo, são processos que necessitam serem estudados historicamente para compreender suas principais causas.
Hoje em dia a educação ambiental já vem sendo uma matéria incorporada ao currículo escolar de jovens e adultos, e desde cedo as crianças já possuem um conhecimento de meio ambiente que alguns anos atrás eram desconhecidos, e a escola tem tido o papel fundamental de repassar aos alunos através de ações educativas em sala de aula, em palestras, teatros, vídeos, plantios de árvores, dentre outros meios, buscando dar a eles uma formação consciente e humana, ensinando-o a respeitarem o meio em que vive. Assim, acredita-se que a formação do aluno quanto a um cidadão consciente advém de sua compreensão dos fenômenos ambientais que ocorrem ao seu redor intervindo em suas atitudes enquanto indivíduo que respeita o meio ambiente.
Desta forma a educação ambiental tem sido estudada e definida em diferentes países nos últimos séculos e grupos de especialistas e estudiosos de diferentes áreas tem buscado definições e soluções que possa ajudar a amenizar os impactos sofridos pelo meio ambiente devido às modificações urbanas feitas pelo homem.
Assim acredita-se que a educação ambiental possa ser uma maneira de promover ao homem conhecimento de problemas ligados ao meio ambiente e contribuir no desenvolvimento de ações educativas que conscientize relações existentes entre homem e natureza.
A tarefa que a educação ambiental busca é a recuperação do horizonte histórico entre homem e natureza. Podemos dizer que a educação ambiental, tenta de certa, forma, romper com a idéia mecanicista, ao qual, inserimos a natureza, onde, perdeu-se a qualidade, o mundo parece ser apenas quantitativo (Rosa, 2004 p.6)
Por fim esta educação tem como medida a melhoria da relação entre homem e natureza permitindo a conscientização da população a respeito do meio ambiente e que esta adquira conhecimentos que contribua para solucionar problemas existentes e evitar o surgimento de novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário