sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Experimentos Químicos

Cromatografia em Papel

     A cromatografia em papel é uma técnica muito utilizada para a separação de mistura e componentes e identificação de suas substâncias a partir da migração diferencial do solvente (parte móvel) sobre o papel filtro(parte estacionária). 
   As substâncias muito polares como os aminoaçidos, açucares, íons metálicos, antibióticos hodrossolúveis,   podem ser separados com a utilização deste método.
  Os componentes que migram mais lentamente possuem a capacidade de formação de ponte de hidrogênio.

Materiais Necessários:

  • Canetinhas coloridas;
  • Papel filtro (pode ser filtro de café);
  • Álcool (comprado em supermecado);
  • Água;
  • 2 Béquer de 200ml (pode ser substituido por copo descartavel);
  • Régua;
Parte Experimental

      Inicialmente recorte o papel filtro em um tamanho retangular de 10 cm de altura e 5 cm de largura. Após recortar o papel meça dois centimetros aproximadamente de sua borda e faça três pinguimentos com cores difentes seguidamente na horizontal.
      Pegue um béquer  e adicione uma pequena quantidade de álcool de modo que ao adicionar o papel filtro o álcool não encoste nos piguimentos de tinta e com o outro béquer repita o mesmo procedimento com água.
      Adicione o papel filtro no béquer de forma que apenas sua borda encoste no álcool e repita o mesmo procedimento com o béquer contendo água e observe a reação ocorrida.

Conclusão

Reação contendo Álcool



Reação Contendo Água




Conclusão:

      Podemos identificar os compodentes das cores presentes no papel filtro, estes sobem gradativamente com diferentes solubilidades, porém  podemos observar que a velocidade da reação com o álcool é mais rapida do que com a água.
      A água sobe no papel filtro de forma mais lenta devido a formãção de pontes de hidrogênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário