domingo, 29 de janeiro de 2012

EXPERIMENTOS QUÍMICOS


DICAS DE CIÊNCIAS PARA AS DONAS DE CASA




O PULO DO FOGO

EXPLICAÇÃO:

O peróxido de hidrogênio (H2O2) é vendido em farmácias em forma de solução aquosa em variadas concentrações (10, 20, 30 volumes), sendo comercialmente conhecido como água oxigenada.
As concentrações das soluções de peróxido de hidrogênio são determinadas em função do volume de O2 (g) liberado por unidade de volume da solução. Sendo assim, uma água oxigenada de concentração 10 volumes libera 10 litros de O2 (g) por litro de solução.

O peróxido de hidrogênio pode ser decomposto em água e oxigênio:

H2O2 (aq) → H2O (l) + 1/2 O2 (g)
Entretanto, essa reação ocorre lentamente. No experimento realizado essa reação foi acelerada utilizando um catalisador, o iodeto de potássio.

H2O2(aq) + I-(aq) -> H2O(l) + IO-(aq)
H2O2(aq) +  IO-(aq) - > H2O(l)  + O2(g) + I- (aq)
 

No cilindro 1 tem-se, então, um “reservatório” de O2.

No cilindro 2 ocorre a reação entre o ácido acético, presente no vinagre, e o bicarbonato de sódio. Essa é uma reação de neutralização que promove a liberação do gás carbônico (CO2):

NaHCO3(s) + H3CCOOH(aq) -> H3CCOONa(aq) + H2CO3(aq)
H2CO3(aq) -> H2O(l) + CO2(g)

Portanto, no FRASCO 2 tem-se um reservatório de CO2 .

Para que exista a chama são necessários três elementos essenciais, que constituem o triangulo do fogo, como msotrado na figura a seguir.
Neste experimento  o calor fornecido pela chama do fósforo, o combustível é a vareta de madeira e o oxigênio é o comburente.
Quando a vareta em chama foi introduzida no cilindro 2 contendo CO2 a chama se apagou instantaneamente, devido a inexistência de O2.
No cilindro 1, onde foi introduzida a vareta em brasa, a chama acendeu-se, devido à abundância de O2 no meio.
Introduzindo as varetas nos frascos ao mesmo tempo temos a impressão que o fogo pula de um cilindro para o outro. Na verdade, ocorrem, simultaneamente, a re-ignição e o encerramento do fogo




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário