segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

TRANSVERSALIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Segundo os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) um dos desafios da educação é inserir o jovem na sociedade através da aprendizagem e descobertas de novos saberes. Sendo assim, é importante que o professor consiga trazer para a sala de aula temas da atualidade, trabalhando com a interdisciplinaridade e com temas transversais entre os diversos conteúdos, conforme proposto na nova organização do currículo.
Esses eixos transversais e interdisciplinares só acontecem quando o professor consegue levar a realidade vivenciada pelo aluno fora da sala de aula e consegue correlacionar esta realidade com o conteúdo aplicado por ele, ou quando há dialogo entre as diferentes disciplinas como objeto de estudo focado no contexto real e vivenciado pelos alunos cotidianamente.
Nos dias de hoje ainda encontramos escolas que priorizam apenas a aplicação de conteúdos, ou seja, apenas transmissão por parte do professor e recepção por parte do aluno, considerando assim um saber raso onde apenas o professor é o detentor do saber.
Outro ponto a ser trabalhado é a idéia de que a escola é classificada em termos de qualidade devido aos destaques em exames de vestibulares, do Enem, sem se observar a qualidade dos exames nem das respostas elaboradas pelos estudantes, ou seja, a qualidade é medida em termos de aprovações.
A educação hoje exige que o aluno tome posições sobre suas respostas, resolva exercícios reflexivos envolvidos com a sua realidade vivida diferentemente da educação vivida há tempos passados, quando o aluno apenas recebia o conteúdo de forma a se preparar para vestibulares ou exames que o ajudavam apenas resolver questões que contribuíam para a entrada em cursos superiores.
O indivíduo tem que ser formado como um ser pensante, capaz de saber agir, compreender e a viver na sociedade de forma reflexiva e ativa, viver em conjunto ajudando e contribuindo com os demais na realização de tarefas cooperativas, pois hoje se entende que o aluno não está preparado a correlacionar questões aplicadas nos diversos conteúdos com as realidades vividas por ele em seu meio cultural, social, científico e tecnológico.

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