segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PREOCUPAÇÕES AMBIENTAIS NOS ÚLTIMOS SÉCULOS


A humanidade vem passando por um longo período de transformações tecnológicas nos últimos séculos. As novas técnicas industriais e as tecnologias informacionais foram as principais responsáveis pelo aprimoramento do setor produtivo, mas ao mesmo tempo tem causado uma relação desarmônica entre o homem e a natureza, pois a natureza vem sendo vista como mercadoria, causando assim graves crises ambientais e preocupações com o futuro da própria humanidade.
Ao longo da evolução humana podemos observar uma dominação do meio ambiente natural por um meio ambiente projetado, construções feitas pelo homem vêm tomando o espaço ambiental natural para a construção de grandes centros urbanos de modo a servir as necessidades do homem.
Esta relação desarmônica causada pelo homem e a natureza é responsável pelos principais problemas ambientais colocados em pauta hoje como o aquecimento global, o efeito estufa, desequilíbrios, contaminações do solo, da água, etc.
O homem parece ter banido os cuidados com a natureza da sua esfera de produção, gerando assim um processo destrutivo do meio natural, vendo-a apenas como um meio de desenvolvimento econômico e produção de novas mercadorias, assim, essa degradação ambiental vem sendo marcada pelo novo modelo de modernidade tecnológica.
Esse processo de transformação do meio ambiente vem ocorrendo há décadas, mas a partir dos anos 60, devido aos padrões de produção e consumo terem um alto crescimento econômico e político a crise ambiental se torna mais evidente.
Na década de 60 os países do Norte necessitavam de melhores condições de vida, assim os economistas nessa década começam a ter interesses pela questão ambiental a partir de observações feitas sobre o crescimento econômico.
Em 1968 foi realizada em Paris a Conferência da Biosfera tendo a UNESCO como sua coordenadora, uma Conferência Intergovernamental de especialistas que tinham como objetivo analisar o uso e a conservação da Biosfera e seus impactos devido aos desgastes humanos.
Em 2002 foi realizada na África do Sul na cidade de Johanesburgo a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável conhecida como Rio +10.
No ano de 1972 foi realizada em Estocolmo a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano que teve seqüência com a conferência conhecida como Rio-92 realizada no Rio de Janeiro no ano de 1992 conhecida como CNUMAD (Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento).
Além das Conferências sobre o meio ambiente também foram feitas as Conferências Internacionais sobre a Educação Ambiental. Em 1997 ocorreu a conferência Intergovernamental realizada em Tbilise na antiga União Soviética para tratar sobre a Educação Ambiental. No que se refere à educação ambiental:
“(...) até os dias de hoje, vários trabalhos avaliando os processos da implantação da Educação Ambiental começaram a ser desenvolvidos, como os de Rocha et al. (1992), Trajber e Manzochi (1996), Faria (1997), Faria e Garcia (1997), Pedrini (1997), Santos e Blanes (1997), Carvalho (1998), Brasil (1998b), Domroese e Sterling (1999) Medina e Santos (1999), DIAS (2000), Dusi e Cury (2000), Dusi et al. (2000), Sato (2000), Bizerril (2001), Bizerril e Faria (2003), Rocha e Feitosa (2001),Sorrentino (2001), Trajber e Costa (2001), Martins (2002, 2003) e outros” (DUSI, 2006).
A consolidação da educação Ambiental inicia-se na década de 1990, quando há um avanço nos processos de conscientização popular e a população passa a ter mais “voz ativa” na vida social brasileira.
Acreditamos assim que a educação ambiental se torna um processo que contribui para a conscientização dos indivíduos a cerca do seu meio ambiente natural ou construído adquirindo valores, experiências e permitindo que o homem expresse participações criticas e reflexivas na tomada decisões que contribua para a resolução de problemas que prejudicam ou podem vir a prejudicar tanto a sociedade quanto o meio ambiente. 

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