quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): TECNOLOGIA EDUCACIONAL


A Educação a distancia (EAD) surgiu em 1882 com a modalidade a distância de cursos feitos por correspondências, onde os estudos eram feitos manualmente por livros aos quais os estudantes recebiam em casa.
A educação a distancia só teve inicio no Brasil em 1904 ofertando ensinos técnicos feitos por correspondências sem exigir escolarização de nível médio ou fundamental dos alunos.
Em 1970 a 1980 algumas instituições privadas e ONG's começaram a ofertar cursos supletivos a distância com aulas via satélites e materiais impressos.
No ano de 1994 com a expansão de novas tecnologias, o uso da internet pelas universidades do ensino superior é oficializando pela LDB (lei de diretrizes e bases) a modalidade de curso a distância equivalente a todos os níveis de ensino.
Nos últimos anos a modalidade de ensino superior de graduação e pós-graduação teve um aumento significativo em diversos pólos de ensino no Brasil. A educação a distância permitiu ao aluno a freqüentar um curso superior na hora em que achar conveniente sem precisar sair de casa ou do trabalho, mesmo aqueles que não possuem internet em casa e podem freqüentar aulas virtuais em lan houses.
Esta modalidade de ensino permitiu ao aluno que não possuía condições financeiras hoje de  terem uma formação superior e ao mesmo tempo se comunicar com pessoas de outras regiões, trocarem informações, experiências, e conhecer culturas diferenciadas em um mesmo ambiente online.
A modalidade da educação a distância trouxe vários fatores positivos para a sociedade, mas trouxe com ela também alguns pontos que podemos considerar negativos como a dependência da tecnologias, a falta do contato físico entre os alunos, entre alunos e professor, onde nem sempre os alunos conseguem sanar totalmente suas duvidas e dificuldades no conteúdo, não se pode confiar totalmente no comprometimento do aluno com o conteúdo que lhe foi passado e a pouca quantidade de aulas dadas por semana limitando assim a quantidade de conteúdos aplicados aos alunos ou seu estudo superficial a cerca do que lhe foi passado.


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