sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Questionário do Experimento da Batata e Água Oxigenada


1-            Qual é a fórmula da água oxigenada?
   Resposta: H2O2

2-            Qual o tipo de reação que ocorre com a água oxigenada?
  Resposta: Reação de decomposição.

3-            Equacione a reação do item 2.
  Resposta:   2H2O2   -- 2H2O +O2

4-            Qual o gás constituinte das bolhas?Como você pode provar isso?

Resposta: O gás oxigênio (O2). Colocando água oxigenada na batata crua e cortada observaremos que a catalase nas células danificadas da batata irá reagir com o peróxido de hidrogênio e observaremos a formação das bolhas de oxigênio através da formação de espumas.





5-            Em qual dos copos a velocidade da reação é maior? Justifique este fato.

Resposta: Ao adicionar a água oxigenada (H2O2) volume 30 no corpo da batata descascada e crua a reação será mais rápida do que ao adicionar água oxigenada volume 20 ou 10.


6-            O pedaço de batata usado poderia ser reaproveitado, com o mesmo efeito, em outra reação semelhante?Por quê?

Resposta: Não, pois a velocidade da reação será diferente da velocidade da aplicação da água oxigenada na batata.


7-            Pesquise o nome da enzima presente na batata ou no sangue do fígado responsável pelo aumento da velocidade da reação?

Resposta: Enzima Chamada Catalase (denominada hidroperoxidase).

8-            A formação de bolhas que ocorre quando colocamos água oxigenada em um ferimento indica obrigatoriamente a existência de infecção? Explique.

Resposta: Não, pois quando a água oxigenada entra em contato com o sangue, a catalase atua como catalisador na reação de decomposição da água oxigenada.


9-            Qual é o papel da batata crua ou do fígado de boi cru na reação química de decomposição da água oxigenada?
Resposta: A catalase presente tanto na batata quanto no fígado do boi funciona como catalisador (numa catalise enzimática) da reação de decomposição da água oxigenada.

Questionário do Experimento : Vitamina C



1)                 Porque frutas cortadas sem adição de suco de laranja ou vitamina C comercial escurecem?
As frutas cortadas escurecem porque elas entram em contato com o oxigênio presente, aumentando assim a oxidação de suas fibras.
O produto inicial da oxidação é a quinona que rapidamente se condensa, formando pigmentos escuros insolúveis chamados melanina.

2)                 Qual é o papel da vitamina C?
A vitamina C é antioxidante, logo está previne a deterioração dos alimentos por mecanismo oxidante.
O acido ascórbico inibe a atividade enzimática, pois na presença deste os compostos tipo o-quinona são reduzidos para a forma fenólica.

3)                 O suco de laranja poderia ser “trocado” por outro suco?

Sim, o suco de laranja poderia ser trocado por outros sucos como: Acerola, Limão, Morango, abacaxi. Estes contêm vitamina C e age como antioxidante inibindo assim a atividade enzimática prevenindo a deterioração do alimento.

4)                 Em qual experimento ocorreu à degradação mais veloz da pastilha de vitamina C?
O experimento que ocorreu a efervescência ou a deterioração mais rápida da pastinha de vitamina C comercial foi o que continha água aquecida (quente).

5)                 Em qual experimento ocorreu à eficiência mais veloz da vitamina C em pó?
  No experimento em que continha água quente


6)                 O que há de comum? Explique.
Ambos os experimentos que foram feitos utilizando água quente ao adicionar tanto a pastilha ou o pó da vitamina C comercial à velocidade da efervescência foi mais rápida.
Desta forma podemos assim dizer que houve uma influência de temperatura em relação à velocidade, ou seja, a velocidade da reação ocorrida é diretamente proporcional a temperatura da água, assim tanto a pastinha quanto o pó da vitamina C se degrada mais rápido em água quente do que ao serem adicionados em água fria.

7)      Para uma mesma temperatura, há diferença entre os estados “pastilhas” e “pó”? Explique
Sim, a efervescência da vitamina C em pó é mais rápida do que a da pastilha.

8)      Qual gás é eliminado na eficiência?  
O gás eliminado na reação é o CO2.










 



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CONSTRUINDO BAFÔMETRO CASEIRO PARA DETERMINAÇÃO DO TEOR ALCOÓLICO



Em 1954, o Dr. Robert Borkenstein, então professor na Universidade de Bloomington, inventou o bafômetro, um aparelho que permite checar os níveis de álcool por meio da análise do ar exalado pelos pulmões, onde tal aparelho utiliza a oxidação química e fotometria para determinar a concentração de álcool no sangue. A invenção do bafômetro é a aplicação da lei dotado de um teste não invasivo proporcionando resultados imediatos para determinar se um indivíduo está com concentração de álcool na respiração, no momento do teste. 


Materiais utilizados
·         Tabletes de giz escolar;
·         Algodão;
·         Balões de aniversários;
·         Pinça;
·         Rolha;
·         Vidro Relógio;
·         Pipeta de 5 mL;
·         Pedaços de tubos transparentes (aproximadamente 10 cm);
·         Solução Ácida de Dicromato de Potássio;
·         Diferentes Bebidas Alcoólicas.  

Obs: Foram escolhidas para este experimento vinho, licor e cachaça.   


Modo de Preparo da Solução Ácida de Dicromato de Potássio:
Adicione 40 mL de água deionizada em um béquer posteriormente adicione lentamente 10 mL de ácido sulfúrico comercial concentrado e 1g de dicromato de potássio. Agite a solução até que a mesma fique completamente homogênea.

 
PROCEDIMENTOS:
Pegue a rolha e coloque-a em uma das extremidades do tubo, em seguida coloque uma pequena quantidade de algodão (cerca de ¼ do tubo) de modo que este fique compactado à rolha. 


Em seguida, quebre o giz em pequenos pedaços evitando que o pó do giz se misture aos fragmentos. Coloque os pedaços do giz em um vidro de relógio e a seguir molhe-os com a solução com a solução de dicromato de maneira que eles fiquem úmidos, mas não encharcados.


Com o auxílio da pinça coloque os pedaços de giz no tubo.


Adicione 1 mL de vinho em um dos balões repetindo mesmo procedimento com as demais bebidas, deixando um  dos balões sem bebida.



Encha os balões com mesma quantidade de ar, depois coloque os balões em seus respectivos tubos. Solte o ar vagarosamente destampando a rolha. Compare a alteração da cor dos diferentes tubos.


Conclusão:

Ao final do experimento pode-se observar que o balão que continha a cachaça obteve o maior teor alcoólico medido qualitativamente seguido do licor e do vinho.