segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PREOCUPAÇÕES AMBIENTAIS NOS ÚLTIMOS SÉCULOS


A humanidade vem passando por um longo período de transformações tecnológicas nos últimos séculos. As novas técnicas industriais e as tecnologias informacionais foram as principais responsáveis pelo aprimoramento do setor produtivo, mas ao mesmo tempo tem causado uma relação desarmônica entre o homem e a natureza, pois a natureza vem sendo vista como mercadoria, causando assim graves crises ambientais e preocupações com o futuro da própria humanidade.
Ao longo da evolução humana podemos observar uma dominação do meio ambiente natural por um meio ambiente projetado, construções feitas pelo homem vêm tomando o espaço ambiental natural para a construção de grandes centros urbanos de modo a servir as necessidades do homem.
Esta relação desarmônica causada pelo homem e a natureza é responsável pelos principais problemas ambientais colocados em pauta hoje como o aquecimento global, o efeito estufa, desequilíbrios, contaminações do solo, da água, etc.
O homem parece ter banido os cuidados com a natureza da sua esfera de produção, gerando assim um processo destrutivo do meio natural, vendo-a apenas como um meio de desenvolvimento econômico e produção de novas mercadorias, assim, essa degradação ambiental vem sendo marcada pelo novo modelo de modernidade tecnológica.
Esse processo de transformação do meio ambiente vem ocorrendo há décadas, mas a partir dos anos 60, devido aos padrões de produção e consumo terem um alto crescimento econômico e político a crise ambiental se torna mais evidente.
Na década de 60 os países do Norte necessitavam de melhores condições de vida, assim os economistas nessa década começam a ter interesses pela questão ambiental a partir de observações feitas sobre o crescimento econômico.
Em 1968 foi realizada em Paris a Conferência da Biosfera tendo a UNESCO como sua coordenadora, uma Conferência Intergovernamental de especialistas que tinham como objetivo analisar o uso e a conservação da Biosfera e seus impactos devido aos desgastes humanos.
Em 2002 foi realizada na África do Sul na cidade de Johanesburgo a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável conhecida como Rio +10.
No ano de 1972 foi realizada em Estocolmo a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano que teve seqüência com a conferência conhecida como Rio-92 realizada no Rio de Janeiro no ano de 1992 conhecida como CNUMAD (Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento).
Além das Conferências sobre o meio ambiente também foram feitas as Conferências Internacionais sobre a Educação Ambiental. Em 1997 ocorreu a conferência Intergovernamental realizada em Tbilise na antiga União Soviética para tratar sobre a Educação Ambiental. No que se refere à educação ambiental:
“(...) até os dias de hoje, vários trabalhos avaliando os processos da implantação da Educação Ambiental começaram a ser desenvolvidos, como os de Rocha et al. (1992), Trajber e Manzochi (1996), Faria (1997), Faria e Garcia (1997), Pedrini (1997), Santos e Blanes (1997), Carvalho (1998), Brasil (1998b), Domroese e Sterling (1999) Medina e Santos (1999), DIAS (2000), Dusi e Cury (2000), Dusi et al. (2000), Sato (2000), Bizerril (2001), Bizerril e Faria (2003), Rocha e Feitosa (2001),Sorrentino (2001), Trajber e Costa (2001), Martins (2002, 2003) e outros” (DUSI, 2006).
A consolidação da educação Ambiental inicia-se na década de 1990, quando há um avanço nos processos de conscientização popular e a população passa a ter mais “voz ativa” na vida social brasileira.
Acreditamos assim que a educação ambiental se torna um processo que contribui para a conscientização dos indivíduos a cerca do seu meio ambiente natural ou construído adquirindo valores, experiências e permitindo que o homem expresse participações criticas e reflexivas na tomada decisões que contribua para a resolução de problemas que prejudicam ou podem vir a prejudicar tanto a sociedade quanto o meio ambiente. 

TRANSVERSALIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Segundo os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) um dos desafios da educação é inserir o jovem na sociedade através da aprendizagem e descobertas de novos saberes. Sendo assim, é importante que o professor consiga trazer para a sala de aula temas da atualidade, trabalhando com a interdisciplinaridade e com temas transversais entre os diversos conteúdos, conforme proposto na nova organização do currículo.
Esses eixos transversais e interdisciplinares só acontecem quando o professor consegue levar a realidade vivenciada pelo aluno fora da sala de aula e consegue correlacionar esta realidade com o conteúdo aplicado por ele, ou quando há dialogo entre as diferentes disciplinas como objeto de estudo focado no contexto real e vivenciado pelos alunos cotidianamente.
Nos dias de hoje ainda encontramos escolas que priorizam apenas a aplicação de conteúdos, ou seja, apenas transmissão por parte do professor e recepção por parte do aluno, considerando assim um saber raso onde apenas o professor é o detentor do saber.
Outro ponto a ser trabalhado é a idéia de que a escola é classificada em termos de qualidade devido aos destaques em exames de vestibulares, do Enem, sem se observar a qualidade dos exames nem das respostas elaboradas pelos estudantes, ou seja, a qualidade é medida em termos de aprovações.
A educação hoje exige que o aluno tome posições sobre suas respostas, resolva exercícios reflexivos envolvidos com a sua realidade vivida diferentemente da educação vivida há tempos passados, quando o aluno apenas recebia o conteúdo de forma a se preparar para vestibulares ou exames que o ajudavam apenas resolver questões que contribuíam para a entrada em cursos superiores.
O indivíduo tem que ser formado como um ser pensante, capaz de saber agir, compreender e a viver na sociedade de forma reflexiva e ativa, viver em conjunto ajudando e contribuindo com os demais na realização de tarefas cooperativas, pois hoje se entende que o aluno não está preparado a correlacionar questões aplicadas nos diversos conteúdos com as realidades vividas por ele em seu meio cultural, social, científico e tecnológico.

O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS DIAS ATUAIS


               Quando tratamos sobre o tema “Equilíbrio ambiental” desenvolvemos uma discussão bastante controversa e polêmica, pois a ciência vem produzindo diversos meios de conservação ambiental que podem colaborar para uma relação mais harmônica entre homem e natureza.

Para que haja uma compreensão dos problemas ecológicos e ambientais, é necessário apreender de forma totalitária as principais causas que levaram as transformações e ameaças ambientais. A partir deste ponto a educação é de fundamental papel na compreensão e formação do indivíduo contribuindo para o conhecimento e informação dos problemas ecológicos de de forma coletiva.
Devido aos grandes problemas decorrentes da degradação ambiental, poluição, problemas globais, que afetam o meio ambiente, é de grande importância e necessidade repensar essa relação homem e natureza. A partir disto é preciso que o homem tome consciência dos problemas ambientais e compreenda que os recursos naturais são finitos e que devemos conservar e preservar garantindo qualidade de vida a futuras gerações.
O problema ambiental não se restringe apenas a jogar lixos nas ruas, esses problemas podem atingir diversos aspectos relacionados à natureza e ao homem como os problemas econômicos, culturais, políticos, sociais, etc., logo, são processos que necessitam serem estudados historicamente para compreender suas principais causas.
Hoje em dia a educação ambiental já vem sendo uma matéria incorporada ao currículo escolar de jovens e adultos, e desde cedo as crianças já possuem um conhecimento de meio ambiente que alguns anos atrás eram desconhecidos, e a escola tem tido o papel fundamental de repassar aos alunos através de ações educativas em sala de aula, em palestras, teatros, vídeos, plantios de árvores, dentre outros meios, buscando dar a eles uma formação consciente e humana, ensinando-o a respeitarem o meio em que vive. Assim, acredita-se que a formação do aluno quanto a um cidadão consciente advém de sua compreensão dos fenômenos ambientais que ocorrem ao seu redor intervindo em suas atitudes enquanto indivíduo que respeita o meio ambiente.
Desta forma a educação ambiental tem sido estudada e definida em diferentes países nos últimos séculos e grupos de especialistas e estudiosos de diferentes áreas tem buscado definições e soluções que possa ajudar a amenizar os impactos sofridos pelo meio ambiente devido às modificações urbanas feitas pelo homem.
Assim acredita-se que a educação ambiental possa ser uma maneira de promover ao homem conhecimento de problemas ligados ao meio ambiente e contribuir no desenvolvimento de ações educativas que conscientize relações existentes entre homem e natureza.
A tarefa que a educação ambiental busca é a recuperação do horizonte histórico entre homem e natureza. Podemos dizer que a educação ambiental, tenta de certa, forma, romper com a idéia mecanicista, ao qual, inserimos a natureza, onde, perdeu-se a qualidade, o mundo parece ser apenas quantitativo (Rosa, 2004 p.6)
Por fim esta educação tem como medida a melhoria da relação entre homem e natureza permitindo a conscientização da população a respeito do meio ambiente e que esta adquira conhecimentos que contribua para solucionar problemas existentes e evitar o surgimento de novos.

PCNs E O ENSINO BÁSICO

Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) para o ensino médio foi elaborado para que o professor possa compreender melhor as medidas e normas adotadas pela escola, ele é elaborado a partir de discussões desde o sistema Estadual de Educação juntamente com toda a comissão técnica escolar. Além dos PCNs para o ensino médio foram criados diversos tipos de programas que contribuem para apoiar o trabalho pedagógico e científico.
Os desafios da educação é inserir o jovem na sociedade através da aprendizagem e descobertas de novos saberes, e esse tem sido o principal foco na criação dos PCNs que foi criado para auxiliar o professor na escola.
Essa educação elaborada como medidas auxiliares para os professores são abordas no novo currículo como sendo uma educação pensada de forma coletiva, uma construção de um novo currículo com valores históricos e sociais, e questões que impõe a necessidade de construir procedimentos envolvidos na produção de novos conhecimentos.
Os PCNs para o ensino médio é dividido em quatro partes:
·         Bases legais;
·         Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
·          Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias;
·         Ciências Humanas e suas Tecnologias.

As bases legais explicam como é constituído o novo ensino médio, como será trabalhada a educação, as novas tecnologias, a organização do novo currículo após passar por novas reformas, e a formação das Diretrizes e Bases para a Educação Nacional e para o Ensino Médio.
As Linguagens, Códigos e suas Tecnologias abrangem os conteúdos de: Língua portuguesa, Línguas Estrangeiras, as Artes incluindo o uso da literatura e a informática, tudo isso como proposta de inserção ou inclusão do jovem no meio social letrado e simbólico.
Os Conhecimentos de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias abordam: Biologia, Física, Química e Matemática onde segundo os PCNs, são ciências que tem como investigação da natureza e de desenvolvimentos tecnológicos.
As Ciências Humanas e suas Tecnologias abrangem: História e Geografia englobando também questões filosóficas.
Abordaremos a seguir questões mais voltadas a conhecimentos de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, como devem ser trabalhadas em sala de aula após as reformas feitas no novo currículo, com novas propostas interdisciplinares e trans-disciplinares impostas como um desafio a ser cumpridos pela educação hoje.
Hoje em dia ainda se encontram inúmeras escolas que preferem adotar parâmetros que contemplam os PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), eles acreditam que é nessa fase do ensino médio que o aluno consegue atingir uma maturidade intelectual e compreensão de suas responsabilidades e direitos e melhor compreender o conteúdo ensinado pelo professor.
É Importante que o professor consiga trazer para a sala de aula temas da atualidade de modo a trabalhar com a interdisciplinaridade e com temas transversais entre os diversos conteúdos assim como proposto na nova organização do currículo.
Esses eixos transversais e interdisciplinares só acontecem quando o professor consegue levar a realidade vivenciada pelo aluno fora da sala de aula e consegue correlacionar esta realidade com o conteúdo aplicado por ele, ou quando há dialogo entre as diferentes disciplinas como objeto de estudo focado no contexto real e vivenciado pelos alunos cotidianamente.
Nos dias de hoje ainda encontramos escolas que priorizam apenas a aplicação de conteúdos, ou seja, apenas transmissão por parte do professor e recepção por parte do aluno considerando assim um saber raso onde apenas o professor é o detentor do saber.
Outro ponto a ser trabalhado é a idéia de que a escola é classificada em termos de qualidade devido aos destaques em exames de vestibulares, do Enem, sem se observar a qualidade dos exames nem das respostas elaboradas pelos estudantes, ou seja, a qualidade é medida em termos de aprovações.
A educação hoje exige que o aluno tome posições sobre suas respostas, resolva exercícios reflexivos envolvidos com a sua realidade vivida diferentemente da educação vivida há tempos passados onde o aluno apenas recebia o conteúdo de forma a se preparar para vestibulares ou exames que o ajudavam apenas resolver questões que contribuía para a entrada em cursos superiores.
O individuo tem que ser formado um ser pensante de modo, a saber agir, compreender e a viver na sociedade de forma reflexiva e ativa, viver em conjunto ajudando e contribuindo com os demais na realização de tarefas cooperativas, pois hoje se entende que o aluno não está preparado a correlacionar questões aplicadas nos diversos conteúdos com as vividas por ele em seu meio cultural, social, científico e tecnológico.
O conteúdo de química, por exemplo, em sala de aula tem sido trabalhado de forma isolada, dificultando a compreensão dos alunos e prejudicando assim a formação básica de jovens e adultos que acabem trabalhando como se fosse apenas uma matéria “conteudista” sem relação com o meio em que vivemos, há assim a necessidade de uma construção de uma nova visão desfragmentada para que o indivíduo aprenda a relacionar o conteúdo com o seu dia-a-dia.
A Educação química tem contribuído de diversas formas para o aprimoramento do seu conteúdo através da divulgação de resultados de pesquisas feitas por pesquisadores e publicadas em revistas como a Química Nova na Escola, através de congressos e encontros regionais e nacionais como a SBQ (Sociedade Brasileira de Química), voltada tanto a alunos de licenciatura quanto aos professores.
Compreendemos assim que o objetivo geral de toda essa essência em estimular a compreensão do ensino em química é de certa forma uma maneira da buscar a valorização na qualidade cultural e essencial humana de forma que o individuo consiga compreender que tal conteúdo não é apenas uma matéria curricular.
O estudo da química pode ser trabalhado de diversas formas pelo professor em sala de aula, este precisa saber correlacioná
É importante que ele saiba repassar onde e como podemos encontrar a química em nossas tarefas diárias, nos produtos que utilizamos todos os dias, em nossos alimentos, dentre outros diversos produtos que são encontrados em nossas vidas.
Compreende-se a importância de se trabalhar com os alunos o conteúdo de química de forma interdisciplinar, com eixos centrais interativos, com meios demonstrativos e experimentais sempre procurando correlacionar o ensino com o cotidiano e realidade reais vividas pelo aluno.



A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO BÁSICO


O interesse sobre a história da ciência tem se intensificado nos últimos anos, levando a formação de novos grupos de estudantes em busca de conhecimentos e referências que abordem o uso da historia da ciência em diversos conteúdos do ensino de ciências, advindo de épocas passadas aos dias atuais.
  A busca por esse conhecimento e entendimento de como perpetuou e desenvolveu a ciência durante esse longo período aos dias de hoje permite entendermos a interação entre a ciência do século XXI, o surgimento da tecnologia e o desenvolvimento e atuação da sociedade hoje.
A ciência hoje com suas inúmeras descobertas e aprimoramentos tecnológicos vem sendo aplicada e utilizada, porém sua história de existência acaba desconhecida pelo homem, este muitas das vezes não demonstra interesse nenhum sobre o surgimento e o processo transcorrido por ela para alcançar tal grau de aprimoramento, atuação e melhoria da qualidade de vida da sociedade.
É de suma importância que os estudantes hoje conheçam a historia da ciência, pois é através da educação que os indivíduos passam a ter um conhecimento da historia dos benefícios alcançados e seus principais inventores, pois o aluno passa a ter um conhecimento mais amplo, uma opinião mais crítica de modo a compreender que a ciência não é uma simples técnica, ela advêm de um processo de inúmeras transformações e culturas.
 Os livros didáticos antigos procuravam abordar algo mais prático e resumido, privando ao aluno de conhecimentos e ensinamentos históricos e ensinando-os apenas a memorizar conceitos e formulas, ou seja, eles traziam com sigo “receitas” já prontas privando aos alunos de instigar sua vontade de conhecimento e descobertas científicas, levando-os a não compreenderem que a ciência é algo mais profundo e desafiador.
Nos últimos anos a educação sofreu uma serie de mudanças devido à chegada das maquinas que ocorreu no século XVIII com a revolução industrial, assim ocorreu uma serie de mudanças e priorização dos ensinos médios de modo a capacitar esses alunos a dominarem a utilização das maquinas.
Na década de 90 o ensino passa por uma nova perspectiva, dando um pouco mais de prioridade não apenas na dominação do conteúdo como a importância na formação do individuo.
A inserção da historia da ciência nos currículos e grades escolares, se tornou de suma importância, pois está visa não apenas a contribuir ao aprendizado técnico e prático do aluno, mas também prioriza e abre oportunidades para que ele tenha um conhecimento mais amplo, contribuindo para o aprimoramento cultural.
A historia da ciência se torna de certa forma motivadora, de maneira a estigar aos alunos a ir em busca de novos conhecimentos teóricos a conhecerem realidades que não sejam apenas a prática, pois é a partir do conhecimento da historia que conseguimos compreender as ciências exatas.
A ciência é vista pela sociedade como solucionadora de todos os seus problemas, pois é algo prático, rápido, mas esta oculta à realidade de como foi conduzida tais pesquisas e dificuldades encontradas.
Desta forma é muito importante que o aluno conheça a historia dos acontecimentos e processos que a ciência passou durante séculos, não apenas como mais um conteúdo aplicado em sala de aula, mais de forma a incentivar-los a conhecer uma realidade diferente que os cientistas vivenciaram até chegarem a tais descobertas, e visando assim a formação de futuros cidadãos.